Resenha - Série Asylum

Atenção: Essa resenha contém spoilers.

Comecei a entrar no mundo de Literatura de terror :D. Ler um livro do gênero, mesmo. Eu gosto muito de histórias sobre o universo de mistério e coisas sobrenaturais, mas quanto mais tiver algo voltado a nossa "realidade", eu aprecio e me assusto mais. Procurando sobre o livro que me abrira as portas para iniciar essa leitura, topei com Asylum (Eu não sabia, até então, que era um best seller no New York Times).
 Eu adoro histórias de psicopatas e manicômios. O livro prometia fotografias de manicômios reais e já comecei a me preparar para não dormir de noite.
Sinceramente, não sabia por onde começar (já tinha ouvido alguns audiobooks do Stephen King, mas nunca parei para ler de verdade o gênero).


 O Enredo

  A história é sobre um garoto de -17? - anos chamado Daniel Crawford, que se prepara para ingressar na faculdade e começa cursos de verão em uma delas (o vestibular, para nós - eles chamam de vestibular também??). Lá, ele conhece uma talentosa aspirante às Artes, Abby, por quem se apaixona, e um garoto, mestre das exatas, Jordan - que, inclusive, é homossexual não assumido e tem medo do que os pais pensariam sobre sua sexualidade. Anteriormente, a faculdade foi um hospital psiquiátrico na década de 1960, fechando as portas em 1972. Conforme Dan começa a se interessar sobre a história do lugar, mais coisas sombrias vão aparecendo no decorrer da história, como experimentos humanos, lobotomia e um assassino em série, Dennis Heimline, conhecido como O Escultor.

(Atenção de Spoilers: Se você não leu o livro, aviso para parar por aqui).

Esse livro me deixou um pouco louca


 É uma história muito boa para jovens adolescentes. Não tem um clima muito pesado nem mesmo situações gore. Quando comecei a ler, pensei muito na série Harry Potter, por conta de algumas semelhanças. O visual é muito criativo e bem feito, com as fotografias bem elaboradas, que ajudam a entrar na cabeça de Madeleine Roux (inclusive, algumas fotos foram pegas do site Unsplash, que é domínio público e tem fotos maravilhosas. Eu indico para quem escreve e não sabe onde encontrar fotos para sua obra). Senti todo um universo de Hogwarts no livro. É muito bem escrito e legal para quem não quer algo muito violento (até porque, atualmente, é o que mais faz sucesso).

 Não sei se eu estava procurando algo diferente ou se minha expectativa sobre a história era maior do que ela poderia me oferecer. Para começar, não gostei muito do personagem principal. Ele tem qualidades e alguns defeitos de herói, mas eu não senti que ele fosse um personagem completo. Isso porque ele se apaixona por sua amiga, Abby.

"Mas ele não pode se apaixonar por ela?".

 Sim, pode, inclusive, acho que deve - gostar de alguém. É um adolescente, ele vai se interessar por outras garotas (se isso não acontecesse, eu até estranharia) e dá uma pitada de gosto para a história. Quanto mais situações uma história tiver (que não
"Toda flor tem sua semente. Todo animal, seu coração. 
 Toda autoridade, sua inspiração"
fuja do contexto ou da personalidade do personagem) melhor ainda. O problema que a personalidade de Dan é de acordo com a aceitação de Abby. É normal quando as pessoas se apaixonam queiram impressionar, mas ele é, desde o início do livro, um rapaz que, no exterior, era órfão e foi adotado e, no seu interior, um garoto tímido e passivo, que não informava sua opinião para os demais. Na verdade, eu não senti que ele tenha mudado alguma postura perto de Abby. A única mudança que eu vi nele foi quando ele entrou na sala secreta (bem no final da história) e enfrentou Felix. Ele criou coragem.
 Achei que a história foi ficando chata por conta desse amor platônico que ele vinha carregando pela amiga. Cheguei a acreditar que a história ia sair do contexto proposto.
 Há outras situações que eu não entendi direito, como as mudanças de humor de Jordan. Imaginei que fosse pela força sobrenatural do lugar que enlouquecia as pessoas ou por conta de seu medo de que poderia retornar para casa e voltar a fingir ser o que ele não era. Para mim, embora seja o personagem mais irritante da história, ele é o personagem mais completo. Ele é uma pessoa comum, que tem medos, frustrações, alegrias, momentos de mal humor, sarcásmo, etc.
 Abby também é outra personagem completa, pois ela é daquele jeito, independente se está atrelada à alguma outra pessoa e não se preocupa em ser outra pessoa para agradar alguém.
 Não compreendi, também, a ligação de Dan com o diretor do colégio (talvez seja explicado nos próximos livros), mas deixou um buraco para quem não pretende continuar a série. Outra coisa é a mudança de Felix no fim da história. Entendi que Heimline tomou o corpo de Felix, mas não pareceu que era o assassino que agia daquela forma. Felix é um personagem que Dan não gosta nem um pouco (não sei porquê, não vi muitos motivos). A aversão de Dan ficou tão evidente que acreditei um pouco no instinto dele e achei que Felix era o principal responsável pelas mortes e situações estranhas - seja lá o porquê.
 A autora poderia "pesado um pouco a mão" na história e colocado um pouco mais de medo nela, afinal, estamos falando de um manicômio antigo, onde as pessoas eram torturadas, não tinham companhia nem visita de seus familiares, onde os métodos de tratamentos eram à base de choque, espancamentos e abandono total, sem falar do antigo tratamento de lobotomia para esquizofrênicos, histéricos (no qual não chamamos mais assim), entre outros. Particularmente, faltou entendimento no livro em várias situações e a história de amor entre Dan e Abby tirou o foco da história principal até a metade do livro.

 Se você está buscando um terror estilo Stephen King ou algo mais maduro, esse livro não é indicado. Ele tem um enredo muito juvenil, não tem muitos traços de sustos, mas tem um bocado de mistério.

Sequência da série Asylum:


Asylum - série 1
Scarlets - série 1.5
Sanctum - série 2
Artistas dos Ossos - série 2.5
Catacomb - série 3
The Warden - série 3.5

E outras como Escape from Asylum e The Asylum Novels.

(Todos podem ser encontrados no Livraria SaraivaMercado Livre ou Amazon).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.